quinta-feira, 28 de maio de 2015

Buque de suculentas

Estas são plantas adultas com aproximadamente 3 anos no mesmo vaso.
A dica é adubar no verão todo mês e no período frio apenas 1 vez.

Cada "rosa" formada é uma nova muda q pode ser retirada para um novo vaso, mas as vezes um arranjo fica mais bonito.




Replantando cacto sem se machucar ...

Plantar cactos pode ser uma tarefa complicada ... desviar dos espinhos é um desafio.

A maneira mais fácil que encontrei de segurar um cacto na troca de vasos foi um pegador de saladas (utensílio de cozinha). Acredito q o pegador de macarrão também sirva.
Procure um que tenha o formato arrendondado para evitar de machucar a planta.

Obs> Tem também a técnica do jornal em tira.Aproveito para indicar um link ótimo que achei sobre o assunto: Jardim da Grasi. Tem uma foto da técnica do jornal.


Para retirar a planta do vaso, aperte a lateral do vaso para que as raízes desgrudem do vaso.
Não tente puxar a planta sem soltar ela, pois pode danificar a planta.


Agora é utilizar o pegador para retirar do vaso, sem espinhos espetando os dedos! =)


Eu mantenho o "segurador" de cactos enqto firmo a planta no vaso. Assim posso aproveitar para posicionar: no centro do vaso, na lateral, ... Principalmente se for fazer um jardim de cactos.


Para firmar o cacto, costumo apertar levemente o novo substrato (terra). Tive algumas experiências ruins no começo ... como pode ver na foto, não parece muito seguro colocar a mão perto dos espinhos.
Use o cabo das pás de jardinagem. Tem alguns disponíveis na versão mini, nos gardens centers, que são bem úteis para cuidar de pequenas plantas.



Mas se o cacto não tiver raízes suficiente para manter em pé, use escoras. Pode ser palitos de churrasco, ou hastes de tutoramento de plantas.
Mantenha o apoio por pelo menos 30 dias (antes de retirar todas as estacas, verifique se está firme). Tempo que costumam começar a enraizar bem.


Cacto torto ...

Qdo o cacto entorta assim, é porque estão procurando uma luminosidade maior.

Curiosidade: normalmente indicam o norte que é o lado onde o sol "anda"(trajeto) aqui na América do Sul. No hemisfério norte o cacto iria apontar para o sul.

Algumas pessoas me mandaram fotos de seus cactos magros e longos, ou de suculentas com longas(longas até demais) hastes de flor, e perguntaram se era normal.
Cada planta tem seu ideal de luz, quando eles estiolam(nome do alongamento das plantas), indica que há falta de luz.
Para resolver este problema é só procurar um local mais iluminado.

Caso o problema seja somente a planta torta, sem estar alongada demasiadamente, gire o vaso toda semana(marque a frente do vaso para ter uma referência). Assim a planta crescerá uniformemente.

Dica: vale para outras plantas: orquídeas, arbustos, ...


quarta-feira, 20 de maio de 2015

Exposição de cactos no Brasil!


Molhado de chuva ... Rosa de Pedra

Esta suculenta é conhecido como Rosa de Pedra.
Aparentemente não se incomoda com a chuva ... muito pelo contrário tem se desenvolvido bem. 
Echeveria sp é o nome correto do gênero.
Muitas delas tem florido ultimamente.



Veja a foto da flor de uma variedade vermelha.



Nem toda suculenta e cacto tem "medo" de chuva.
As vezes, estas plantas encontram problemas com a alta umidade que permite que as lesmas se reproduzam causando uma lesão e consequentemente uma entrada para fungos e bactérias ... portanto, ficar mais alerta em épocas chuvosas.

Dica: as regas deste gênero podem sem mais generosas que a maioria das suculentas, mas nunca sob o sol, pois podem literalmente derreter.
Esta planta precisa de sol a maior parte do dia. Então é regar bem cedo ou no final do dia. O mais indicado é pela manhã.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Duvalia wooldridge x wooldridge

Aqui está chovendo a quase um mês ... os poucos instantes de luz do sol não são suficientes para o chão secar. E as Asclepias não estão indo bem.

Perdi algumas plantas, Asclepias, suculentas, cactos, orquídeas, begônias, ... mesmo estando protegido da chuva. Percebi que um dos fatores q tem causado problema são as lesmas que estão gostando da umidade. Mesmo com lesmicida achei algumas agora a noite devorando botões de orquídeas.

Para contrariar está Duvalia floriu. Dizem que as plantas flores em qdo estão felizes ou qdo estão em estado de perigo ... vou fazer uma nova muda! Urgente.

Você pode gostar destas publicações

E-Books Mais Vendidos